Parabéns do Crea-SP
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila) o imperador Pedro I baixou um decreto que criava o Ensino Elementar no Brasil, tratando basicamente da descentralização do ensino, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre o salário e a forma de contratação dos professores.
Em 1947 um professor paulista, Samuel Becker, teve a ideia de transformar a data em feriado, em referência ao decreto de D. Pedro I. A sugestão foi aceita e, anos mais tarde, a celebração foi oficializada como feriado escolar nacional pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, que definia a essência e a razão da data comemorativa: “Os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
Pois é exatamente esta a intenção do Crea-SP com a publicação desta homenagem, enaltecer a função do mestre na sociedade moderna, principalmente os abnegados professores das centenas de instituições de ensino vinculadas ao Sistema Confea/Crea. A exemplo de outros heróis do ensino brasileiro, eles também mantêm viva a máxima do Professor Becker (“Professor é profissão. Educador é missão”), assumindo a enorme responsabilidade de formar todos os anos milhares de jovens que buscam conquistar nas carreiras da área tecnológica seu espaço de participação direta no processo de desenvolvimento da nação e da construção de um Brasil melhor para todos.
Parabéns, Professores!