Termos de cooperação nas áreas de mineração, água e energia serão aprimorados
Daniel e Pedro agora na coordenação da Comissão Permanente de Meio Ambiente
No dia 3 de setembro o Crea-SP realizou na Sede Angélica a primeira reunião de 2020 da Comissão Permanente de Meio Ambiente. Na ocasião foram confirmados os nomes do Geólogo Daniel Cardoso como o novo coordenador da comissão e do Tecnólogo Mecânico em Produção Industrial Pedro Alves de Souza Junior como coordenador adjunto.
Durante o encontro ficou estabelecido e aprovado o calendário das próximas reuniões para os meses de outubro, novembro e dezembro. Além disso, foram determinadas, como metas finais para 2020, a continuação do processo de avaliação do Plano de Fiscalização do Meio Ambiente do Confea e o levantamento de sugestões que farão parte dos aditivos que serão apresentados aos termos de cooperação já firmados com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Finalidade
De acordo com o Regimento do Crea-SP, a Comissão Permanente de Meio Ambiente tem como finalidade, entre outros objetivos, planejar e executar campanhas de esclarecimentos sobre a responsabilidade profissional nas questões ambientais, colaborar com os poderes públicos na definição de normas para orientação e fiscalização e representar o Crea-SP, quando determinado pela Presidência, em comissões interinstitucionais, colegiados, foros de debates e eventos diversos.
Segundo o coordenador da comissão, ogrande objetivo da Comissão Permanente de Meio Ambiente é operacionalizar o termo de cooperação com a Cetesb, firmado em 2018. “A meta é promover ações conjuntas de capacitação e valorização profissional, utilizando como ferramentas cursos, eventos, palestras e treinamentos para troca de experiência, principalmente voltadas às atividades de fiscalização” – afirmou Daniel.
Também participaram da reunião a Arq. Urb. Dinah Sayuri Iwamizu, gerente do Departamento de Apoio ao Colegiado 1 (DAC1), da Superintendência dos Colegiados, e o Eng. Civ. Hugo Leonardo R. B. Dragone, assistente técnico também do DAC1/SUPCOL.
As reuniões presenciais realizadas na sede Angélica têm seguido todos os protocolos de segurança e prevenção determinados pelos órgãos de governo e de saúde, como a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os participantes, espaçamento de 1,5m entre as cadeiras, totens com álcool gel espalhados pelo ambiente, higienização de microfones a cada uso e tapetes higienizadores.
Meta da CMA é promover ações conjuntas de capacitação e valorização profissional
Titulares e Suplentes
Atualmente a composição da Comissão Permanente de Meio Ambiente é a seguinte:
Titulares: Geol. Daniel Cardoso, Eng. Quím. Jose Eduardo Wanderley de Albuquerque Cavalcanti, Eng. Agrim. Jussara Teresinha Tagliari Nogueira, Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Marcio Roberto Goncalves Vieira, Eng. Metal. e Eng. Seg. Trab. Mauricio Cardoso Silva, Tecg. Mec. Proc. Ind. Pedro Alves de Souza Junior, Eng. Amb. e Eng. Seg. Trab. Rafael Henrique Gonçalves e Eng. Agr. Vasco Luiz Altafin.
Suplentes: Geol. Ronaldo Malheiros Figueira, Eng. Alim. Claudia Cristina Paschoaleti, Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Carlos Costa Neto, Eng. Sanit. Evaldo Dias Fernandes e Eng. Agr. Celia Correia Malvas.