Pela primeira vez conselheiros acompanharam os trabalhos remotamente
O Crea-SP realizou, no dia 10 dezembro, a Sessão Plenária de nº 2.067, na Sede Angélica. Na abertura, o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese Marinelli (na foto acima, ladeado pelo coordenador da CER-SP e seu adjunto), destacou a participação online dos conselheiros. “É a primeira vez que o Conselho realiza uma plenária dessa maneira. Isso só está acontecendo por conta de um projeto iniciado pela vice-presidente Lenita Secco Brandão, no período em que esteve no exercício da Presidência”, explicou.
Em seguida, conforme definido na pauta do dia, os membros da Comissão Eleitoral Regional (CER-SP) iniciaram o processo de votação para a escolha da Diretoria Financeira da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SP). Para atender aos protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde, foram montadas três mesas de votação em andares diferentes da Sede Angélica. Após o período de votação e apuração, o resultado foi anunciado pelo coordenador da Comissão Eleitoral Regional – CER, Eng. Civ. e Eng. Prod. Civ. Mamede Abou Dehn Junior, e a eleita para ocupar o cargo foi a Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos.
Foram montadas três mesas de votação em andares diferentes da Sede Angélica
Todo o processo foi presidido pelo coordenador da CER-SP e conduzido nas mesas pelo coordenador adjunto da CER, Eng. Eletric. Antonio Claudio Coppo, e pelos demais integrantes do colegiado, Eng. Oper. Edenircio Turini, Eng. Civ. Mauro Montenegro, Eng. Amb. e Eng. Seg. Trab. Rafael Henrique Gonçalves, Eng. Civ. Vitor Chuster e a Eng. Amb. e Eng. Civ. Maria Olivia Silva.
Ao final da votação, Mamede Abou Dehn Junior comentou que o ano foi atípico, por causa da pandemia, e esse evento impactou diretamente na elaboração do cronograma das eleições. O coordenador completou lembrando que, apesar das dificuldades, “os conselheiros e membros da CER se dedicaram de corpo e alma para concluir as entregas ao Conselho. Quero deixar meu muito obrigado a todos pela dedicação”, frisou.
Crea-SP Jovem
Terminada a votação com o anúncio do resultado, a pauta da Plenária seguiu com os comunicados dos conselheiros. A coordenadora do Crea-SP Jovem, Eng. Ftal. Karla Borelli, ressaltou que a comissão conseguiu promover várias atividades, como palestras virtuais, além do XI Encontro do Crea-SP Jovem, realizado no início de dezembro. “Tivemos um evento com a presença de 150 pessoas, além de muitas outras que acompanharam virtualmente. Agradeço a participação e o empenho de todos os envolvidos”, afirmou Karla.
Para o Engenheiro Vinicius Marchese, “o encontro do Crea-SP foi algo de muito especial, seja pela organização e o nível dos debates, seja pela forma pela qual o evento pôde ser acompanhado”.
Acessibilidade
O coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), Eng. Eletric. Antônio Claudio Coppo, comentou sobre os trabalhos da CPA em 2020. “Tínhamos um plano audacioso para o ano. Mas, com todas as dificuldades conhecidas, elencamos três pontos a seguir: a produção de um vídeo institucional, o desenvolvimento de um aplicativo para os registrados e a continuidade dos convênios estabelecidos. Espero que isso seja mantido para 2021”, disse Coppo.
Ética e treinamento
Na sequência, o coordenador da Comissão de Ética Profissional (CEP), Geog. Marcos Aurélio de Araújo Gomes, abordou o foco da CEP durante o ano, que foi o treinamento realizado junto à SUPFIS, com agentes fiscais e administrativos. “Participaram mais de 400 pessoas, da SUPFIS e das 12 Gerências Regionais. Apresentamos vários exercícios teóricos e práticos a respeito de instrução e tramitação de processos, principalmente daqueles que chegam através de denúncias anônimas, quando há necessidade de notificar denunciados e esses não são localizados”, detalhou.
O presidente do Crea-SP fez questão de comentar sobre o tema. “A Ética vai ser cobrada cada vez mais em relação aos novos serviços e ações que promovemos. Tudo que venha para melhorar o nosso trabalho será bem-vindo”, disse o Engenheiro Vinicius Marchese.
Fim de mandato
Em seu informe, o Eng. Civ. João Ariovaldo D’Amaro lembrou que está terminado seu sexto mandato como conselheiro. “Agradeço a possibilidade de ter participado desse Conselho profissional, ao presidente Vinicius pela atenção em relação a todos os pleitos apresentados e aos colegas de plenário. Quero também pedir que continuem com a luta para a inclusão da profissão do engenheiro como carreira de Estado”, mencionou o conselheiro.
Plenária virtual
O Eng. Minas Ricardo Cabral de Azevedo parabenizou a Presidência pela alternativa de acesso a distância. “É uma opção muito bem-vinda, que reduz custos e o tempo gasto em deslocamentos. Acredito que seja interessante pensar em promover outras atividades desta maneira, até mesmo as eleições para o Conselho”, disse.
O presidente do Crea-SP disse que a forma como a plenária aconteceu representa uma grande responsabilidade, pois qualquer erro pode gerar problemas sérios para o Conselho. “Quanto às eleições, a situação não é tão simples como se imagina. Primeiro, existe uma regra que precisa ser seguida. Quando houver segurança jurídica e tecnológica para tal, realizaremos as eleições dessa forma”, garantiu Marchese.
Por fim, após o julgamento dos processos em pauta, os conselheiros homologaram o calendário de reuniões da Diretoria, das Câmaras Especializadas e das Comissões Permanentes para o exercício de 2021 e aprovaram o balancete dos meses de outubro e novembro de 2020, encaminhados pela Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC), relatados pelo coordenador Eng. Eletric. Eletron. José Nilton Sabino.
Produzido por CDI Comunicação
Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPGES
Colaboração: Estagiário Vinicius Sarcetta (Crea-SP)