Transformação Digital, Projetos & Inovação e Aperfeiçoamento Profissional foram os destaques
O Crea-SP realizou nos dias 18 e 19 de dezembro, direto da Sede Angélica, para os seus colaboradores, mais uma edição (desta vez realizado de forma híbrida, com a opção de comparecer pessoalmente ou acompanhar de maneira online) do Encontro de Capacitação Corporativa, que destacou, desta vez, os temas Transformação Digital, Projetos & Inovação e Aperfeiçoamento Profissional.
O presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese, abriu o evento falando sobre o processo de Transformação Digital em curso no Conselho – uma grande mudança em que o profissional registrado é o centro da transformação, sustentada por cinco pilares: Gestão Transparente e Colaborativa, Fiscalização Digital, Serviços Ágeis e Inteligentes, Capacitação Profissional e Conexão com Empresas e Governos.
“Muitos de nós associamos a expressão Transformação Digital imediatamente a uma mudança tecnológica. No entanto, a Transformação Digital está diretamente associada à mudança cultural, em como as pessoas lidam com o digital. A Transformação Digital acontece quando as tecnologias já existentes são tão bem exploradas que a evolução passa a ser um processo natural. E isso tem a ver com a vida cotidiana de todas as pessoas, de todas as profissões”, explicou Marchese.
“É importante renovar a maneira como prestamos serviços e, para isso, contamos com todos os colaboradores do Crea-SP. Precisamos cultivar um sentimento de desafio dentro do Conselho. Só assim, poderemos oferecer soluções mais ágeis e eficientes”, afirmou.
Para o presidente do Crea-SP, a maior transformação será comportamental e a tecnologia será uma aliada no novo processo. “O Conselho precisa se transformar numa plataforma de serviços digitais e, dessa forma, nos tornaremos uma referência no setor público”, garantiu.
Confira a seguir depoimentos de alguns dos participantes do evento:
Anna Maria Di Lisi, agente fiscal na Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de São José dos Campos
“Já participei de outras edições do encontro, que nos oferece oportunidade de desenvolvimento profissional. Neste ano, a proposta apresenta uma transformação muito interessante que deve mudar paradigmas dentro do Crea-SP. E senti isso desde o momento em que cheguei aqui na Sede Angélica, no cadastramento, na recepção, tudo envolvendo tecnologia”.
Denise Barreto da Costa, agente administrativa na UGI Taubaté
“Sempre participei do evento. A possibilidade de integração com os colaboradores de outras unidades é muito importante. Além disso, destaco a chance de capacitação profissional. O Conselho deve continuar a promover encontros como este”.
Israel Macedo (foto acima), gerente de projetos e Inovação do Crea-SP, apresentou a palestra “Mindset de inovação” e apresentou cases de sucesso em que a tecnologia trouxe melhorias para países inteiros, como Israel, que criou um sistema de irrigação por gotejamento de alta tecnologia para produzir verduras, legumes, frutas e flores. Outro exemplo foi um sistema de defesa área, o iron dome, que intercepta e destrói mísseis, antes de atingirem os alvos.
O profissional pontuou que a inovação pode resolver questões complexas, como exemplificou acima, e também casos mais simples. “A inovação acontece quando somos provocados a criar soluções para os problemas existentes. É pensar diferente, é estar inconformado com aquilo que existe e não atende às nossas necessidades”, analisou.
Israel ainda disse que a inovação gera valor e está relacionada às pessoas, não apenas à uma área dentro do Crea-SP. “Trata-se de uma nova cultura, que será construída junto com as pessoas, com os funcionários do Conselho”, comentou.
Oficina
Para reforçar como a inovação pode ser simples, Israel também comandou uma oficina de criação, por meio de um QR Code, em que os participantes puderam dar ideias de como aproximar os profissionais do Conselho.
Em seguida, foi a vez de Marcelo Ferreira Pessoa (foto acima), chefe da equipe de Projeto e Inovação do Crea-SP, apresentar um case de Fiscalização Digital Georrefenciada e mostrar como opera o aplicativo de fiscalização desenvolvido para o Crea-BA. O objetivo é modernizar os sistemas utilizados nas operações de fiscalização e tornar todo o processo digital, desde a chegada ao local fiscalizado, passando pela coleta e repasse de informações, até, quando for o caso, a emissão do auto de infração.
“A visão da nossa área aqui no Crea-SP é focada sempre no profissional registrado e na prestação de um bom serviço, contando com a colaboração dos funcionários do Conselho, para que essa transformação beneficie a todos”, declarou Marcelo.
Mais depoimentos de participantes do evento:
Kledson Cézar dos Santos Turra, Eng. Civil e Eng. Seg. Trab., gerente das GR4 e GR6
“Minha expectativa é acompanhar como o Crea-SP está começando a Transformação Digital internamente e depois apresentar este trabalho para todos que fazem parte do Sistema Confea/Crea. No primeiro dia percebi que o presidente Vinicius Marchese deixou todo mundo bem à vontade para conversar, sugerir e tirar dúvidas. Isso é importante para nós, funcionários.”
Curso gratuito
A palestra “Convênio Unesp/Univesp para desenvolvimento e capacitação do corpo funcional” abordou a importância das novas ferramentas digitais no dia a dia dos funcionários e apresentou o curso “Novas Técnicas e Ferramentas Colaborativas na era da Transformação Digital: projeto de Capacitação do Corpo Funcional do Crea-SP”, que será oferecido aos funcionários de carreira do Conselho a partir de 2021.
Com objetivo de transferir conhecimentos sobre técnicas digitais e ferramentas colaborativas para aquisição de competências do mundo digital, o curso gratuito terá duração de oito semanas, estruturado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com a docência do professor José Finocchio Junior, mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e professor de Gestão de Projetos nas escolas de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Três profissionais do Conselho falaram sobre o tema. Primeiro o Eng. Eletric. e Inspetor da UGI de São José do Rio Preto, Fábio Reis (foto acima), um dos tutores do curso. “São os funcionários de carreira que entendem os problemas do Crea-SP, pois vivem o dia a dia. A Diretoria não vai conseguir ir ao mercado e comprar uma solução pronta. Logo, a solução dos problemas tem que partir de quem realmente os entende”, ressaltou.
Em seguida, a Eng. Agr. e assistente técnica da DAC3/SUPCOL, Thaís Rocha Pombo Pascholati (foto acima), falou dos ganhos que o curso proporciona “em termos de atualização e o valor de se ter esse conhecimento nas mãos. A iniciativa do Conselho de proporcionar gratuitamente esta ferramenta de capacitação tão atual é outro ponto a se ressaltar,” disse.
O Geol. Sebastião Gomes de Carvalho (foto acima), diretor de Valorização Profissiona, frisou que, com o novo curso, os colaboradores aprenderão a trabalhar com ferramentas colaborativas da Indústria 4.0 (Mentimer, Zoom, Hangout, Miro entre outras). “Nesses tempos de pandemia e trabalho remoto, os nossos funcionários precisam se comunicar nesse novo ambiente. Ao realizar o curso eles poderão analisar os problemas do seu ambiente de trabalho, propor soluções e elencar os fatores mais importantes. Com isso, poderemos elaborar o Planejamento Estratégico tão almejado”, finalizou o diretor.
Confira mais depoimentos de participantes do evento:
Silvia Regina Sargenti, Eng. Civ. agente administrativa da UGI São Carlos
“Gostei do evento, bem organizado e com todos os protocolos de proteção ao funcionário. Fiquei motivada em participar, porque eu gosto de saber sobre as novidades do Conselho.”
Produzido por CDI Comunicação
Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP