Especialistas da IBM comandarão segundo módulo
O segundo módulo do curso piloto de especialização Lato Sensu “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias”, criado em parceria pelo Crea-SP, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp), está previsto para começar na primeira quinzena de agosto deste ano.
O módulo terá como professor coordenador Ulisses Mello, diretor do Global Technology Outlook (GTO) da IBM. Outros especialistas da IBM serão também responsáveis pelas disciplinas abordadas: Carlos Rischioto e Glauco Reis (Computação em Nuvem e Blockchain); Cláudio Pinheiro (Inteligência Artificial e Ciências de Dados); José Maria Cesário Jr. (Internet das Coisas); Felipe Prado (Segurança) e Nelson Furtina Junior (Agile).
Para a Engenheira Lenita Secco Brandão, vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, o Conselho tem encarado essa parceria é um passo importante para uma mudança de estratégia, com objetivo de que o Crea-SP se apresente também como uma plataforma de serviços e disseminação de conhecimento para todos os profissionais registrados.
Metodologias e as atividades
Direcionado a todos os profissionais registrados no Conselho, o curso está dividido em cinco módulos (Empreendedorismo, Tecnologias, Inovação, Gestão Tecnológica e Método Científico e Projeto Integrador), com duração de 15 meses (360 horas) em aulas online, tendo a Univesp e a Unesp como responsáveis pelas certificações.
A especialização é formatada com base em metodologias ativas, mediadas por tecnologias digitais. Durante os módulos, os pós-graduandos serão inseridos no universo da metodologia científica, percorrerão o caminho da transformação de ideia em inovação para fins comerciais, terão contato com a cultura do empreendedorismo e acesso a ferramentas de negócios para melhorar a gestão de projetos e a tomada de decisões. Ao final, os alunos devem propor um “Projeto Integrador” no formato “Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – Pipe”, programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas do Estado.
Para obter o diploma de Especialista em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, o candidato deverá ser aprovado nos cinco módulos e apresentar o trabalho final de conclusão de curso (Projeto Integrador) que, obrigatoriamente, conterá um plano de negócios.
Produzido pela CDI Comunicação